Home > Notícias
22/04/2021

Ancestralidade e hipervisual são temas do Inspiramais Digital 2022_II

O programa que unifica a linguagem das indústrias de moda, antecipa o desenvolvimento de materiais e reúne todos os segmentos da cadeia calçadista ocorrerá de 13 a 16 de julho 2021, em formato digital. A próxima edição reflete o tema Future Proof, a busca por um futuro mais seguro, responsável e relevante.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, interpretar o momento que estamos vivendo e descobrir novos códigos, comportamentos e necessidades para estabelecer conexões entre empresas e empresas, empresas e consumidores facilitando os negócios, se torna urgente e imprescindível.

“Refletir sobre a criação de novos códigos, ajustar os caminhos entre moda, performance, sustentabilidade e inclusão, tornou-se a principal narrativa das últimas décadas, um mantra que ecoa na sociedade”, ressalta Walter.

Diante das exigências que esses novos tempos nos reivindicam há uma pergunta que não quer calar – Qual é chave de transformação para o mercado de produtos de moda?

Vivenciando a aceleração e a digitalização de nosso atual cotidiano, fica claro que o que é à “prova de futuro” é ter “relevância”.

Confira uma prévia das inspirações para a temporada 2022_II:

ANCESTRALIDADE

Elementos culturais de matriz africana foram potencializados e aparecem em várias manifestações culturais de moda e de arte.

Os cabelos da modelo Sculy Mejia delicadamente trançados por Guido Palau no desfile de Haute Couture da Maison Dior - Primavera / Verão 2021 - 2022. E nas texturas e cores nas obras de Moffat Takadiwa um artista do Zimbabwe, que trabalha com materiais descartados.

A força do pertencimento, o orgulho da cultura dos antepassados expressada através da arte - a fotografa e escritora sudanesa radicada em Melbourne - Australia.

Através de seu trabalho “Third Culture Kids”, Atong busca traduzir as identidades da primeira e segunda geração de africanos participantes da diáspora. @atongatem

HIPERVISUAL

Jimin Kim, é uma criadora sul coreana, que apresentou seu trabalho de mestrado no Instituto Francês da Moda.

Minha coleção mapeia minha jornada simbólica para encontrar um equilíbrio entre a realidade e o devaneio no processo de alcançar meus objetivos pessoais.

Meu processo mistura o artesanato tradicional do crochê com a tecnologia 3D para criar silhuetas que questionam o real e o imaginário.

Minha experiência no mundo real é representada pelos tecidos de malha feitos de mohair e monofilamento, enquanto minha tendência para devanear é representada por estruturas 3D transparentes esculpidas em plástico biodegradável feito de amido de milho.

Para mim, a cor é o veículo perfeito para representar o que acho difícil expressar de outra forma. Sou fascinada por cores que combino através de colagem e de projeção de vídeo.

Zach Lieberman é um designer, programador de computador, educador e artista. Entre outras coisas. Muito de seu trabalho é interativo e lúdico de maneiras inesperadas - o que por acaso é um de seus objetivos.

Recentemente, Lieberman ensinou na Escola de Computação, Poética e continua experimentando. Ele com suas imagens coloridas, cheias de geometrias em movimento, nos inspira a pensar formas e também texturas e estampas.

Jil Sander - Outono | Inverno 2021 | 2022

A coleção criada por Lucie e Luke Meirs expressa através de suas estampas geométricas, uma visão do futuro onde é necessário ser forte.

“É um momento de mudança para todos. Para ser capaz de realizar mudanças, você precisa se sentir capacitado para fazê-lo.

A maneira como você se veste muda a maneira como você se sente sobre si mesma ”, disse Lucie. Luke acrescentou: “Você quer que as pessoas se sintam melhor, se sintam bem, fortes, poderosas; que este é o nosso futuro.”

Zach Lieberman é um designer, programador de computador, educador e artista. Entre outras coisas, Muito de seu trabalho é interativo e lúdico de maneiras inesperadas - o que por acaso é um de seus objetivos.

Recentemente, Lieberman ensinou na Escola de Computação Poética e continua experimentando. Ele com suas imagens coloridas, cheias de geometrias em movimento, nos inspira a pensar formas e também texturas e estampas.

O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).